REGIÃO DE MALANJE

REGIÃO DE MALANJE
CENTENÁRIO DO ESCUTISMO

sexta-feira, 16 de julho de 2010

CHEFE NACIONAL LANÇA OBRA ESCUTISTA


Rui Falcão (Chefe Nacional) apresenta "Escutismo - Um Método Educativo Não-Formal"

Luanda - O docente universitário angolano Rui Falcão Pinto de Andrade apresentou hoje, em Luanda, a obra "Escutismo- Um Método Educativo Não-Formal”, com a qual pretende contribuir para uma formação responsável da sociedade, em especial da juventude.


Com uma tiragem de dois mil exemplares, o livro editado pela Mayamba Editora, integra a colecção Cunhonga (pensar em cokwe) e é o resultado seu trabalho de investigação apresentado e defendido, em 1992.


Esse trabalho foi apresentado para a obtenção do grau de licenciatura em Psicologia, no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), da Universidade Agostinho Neto.


Ao intervir, num acto assistido por dezenas de convidados, entre estudantes, deputados e dirigentes de órgãos públicos, Rui Falcão disse ter tido como motivação para a realização deste estudo levar ao debate científico os benefícios para a formação dos cidadãos do escutismo.


Outra motivação por si apontada foi a promoção dos valores morais em declínio na sociedade angolana.


"Nós estamos numa sociedade onde os valores morais foram trucidados, onde os mais simples valores de convivência são deixados de lado todos os dias e onde manter os jovens motivados a ser bons cidadãos não é tarefa fácil", disse.


Considerou necessário que a comunidade passe a olhar para o escutismo como método não formal complementar ao sistema educativo e leve os seus princípios (respeito mútuo, auto-ajuda, dignidade, solidariedade, humildade, voluntariado entre outros) às escolas, com vista a criar uma sociedade melhor.


Por sua vez, o apresentador da obra, o reitor da Universidade Lusíada de Angola, Mário Pinto de Andrade, disse que o docente pretende levar o movimento às escolas e mostrar que o escutismo é um método complementar de formação, posto à disposição da sociedade, visando melhorar a qualidade dos cidadãos, respeitando sempre as diferentes fases do desenvolvimento psico-motor e social.


Considerou igualmente que a obra é uma importante contribuição para o esforço de resgate dos valores cívicos em curso no país.


O movimento escuteiro tem no mundo 128 milhões de escuteiros, formando pessoas dos seis aos 22 anos de idade. É a maior organização de jovens.


Rui Falcão é docente da Universidade Lusíada de Angola.


Licenciado em Psicologia do Ensino, foi desde 1991 (por quatro mandatos) o Chefe Nacional da Associação de Escuteiros de Angola, tendo suspendido em virtude de ter sido eleito membro do Comité Central e do Bureau Político do MPLA e deputado à Assembleia Nacional (mandato 2008-2012).

Sem comentários:

Enviar um comentário