REGIÃO DE MALANJE

REGIÃO DE MALANJE
CENTENÁRIO DO ESCUTISMO

SISTEMA E PROGRESSO DA IVª SECÇÃO

SISTEMA DE PROGRESSO DA IVª SECÇÃO/PROGRAMA DE ORGANIZAÇÃO-SISTEMAS-MÉTODOS
Como estipulado no capítulo III do regulamento geral no artigo 175º a 183º, Enquanto Caminheiro, vais progredindo através de várias etapas. Quando tiveres dado prova do teu domínio sobre a lista que se apresenta na etapa de Adesão estás pronto para fazeres a tua Promessa. Iniciarás depois o percurso pelas etapas de Bronze, Prata e Ouro, e aqui podes ver as suas diferentes provas organizadas por áreas temáticas.
Iª ETAPA: Adesão
Adesão ao Movimento

Conhecer a vida de B.P. e do Movimento Escutista para a expôr verbalmente ou por escrito.
Descrever a história da A.E.A. e a sua organização, assim como a insígnia associativa.
Descrever a organização e a história do Agrupamento.
Conhecer a simbologia Escutista (B. A., saudações, divisa, Flor de Lis, uniforme).
Estar em adesão e por em prática os sinais comuns da vida cesta.
Conhecer e procurar viver a Lei, Promessa e Princípios.
Utilizar correctamente os seguintes nós e ligações: direito, barqueiro, pedreiro e escota ou tecelão, nó de correr, cabeça de cotovia, botão em cruz, botão em esquadria e fazer um trabalho em que entrem pelo menos quatro tipos diferentes de nós e/ou ligações.
Ter conhecimentos técnicos de campismo - montar uma tenda, conservação de material, regras de machado e navalha e participar num acampamento de fim de semana.
Apreender globalmente a mensagem do "Escutismo para Rapazes".
Ter conhecimento dos distintivos da A.E.A.
Adesão à Secção
Conhecera organização da IV Secção e saber inseri-la na organização do Agrupamento e da Associação.
Conhecer a mística e simbologia da Secção.
Ter vivência positiva em Equipa de, pelo menos, 3 meses.
Ler "A Caminho do Triunfo" e comentar um dos seus capítulos.
Participar numa actividade típica da Secção.
Conhecer a conversão de São Paulo.
Saber e meditar a oração do Caminheiro e o cerimonial da Promessa e Compromisso.
Elaboração do Projecto Pessoal de vida.
Recomendação:
Recomenda-se que os aspirantes adquiram conhecimentos da Secção anterior de forma a equipararem-se aos Pioneiros que transitam.

IIª Etapa: Bronze

Saúde / Socorrismo

Saber sinais, sintomas e respectivos primeiros socorros de hemorragias e fracturas, executando as imobilizações
Identificar e utilizar diversos tipos de ligaduras
Conhecer os principais métodos de planeamento familiar e saber a posição da Igreja em cada um deles
Saber como socorrer asfixias, incluindo o afogamento
Saber agir perante um acidente de viação
Saber improvisar transporte, levantar e transportar uma vítima
Saber como agir perante um parto de urgência ou de um aborto prematuro
________________________________________
Aptidão Física

Fazer uma prova de corrida de orientação
Desenvolver técnicas de escalada e descida
Conhecer a estrutura muscular do corpo humano
Saber alguns exercícios específicos para o desenvolvimento correcto dos principais músculos
________________________________________
Cultura / Social

Participar num "Hike" cultural, tendo em conta a recolha fotográfica e documental
Conhecer em linhas gerais a Constituição de Angola
Conhecer a função da Procuradoria Geral da República e do Provedor de Justiça
Conhecer a Declaração Universal dos Direitos do Homem
Descrever na generalidade um organismo mundial, (ex. FAO, ONU, UNESCO, UNICEF)
Ter conhecimentos básicos das ciencias sociais e humanas
Ter conhecimentos actualizados sobre o país.
________________________________________
Educação Ambiental / Vida em Campo

Acampar um fim de semana cozinhando todas as suas refeições
Saber técnicas de filtrar água e fabricar um filtro
Saber identificar os diversos tipos de madeiras e conhecer a sua utilização em fogueiras e construções
Participar em acções de formação que visem a aquisição de conhecimentos de Educação Ambiental
________________________________________
Técnica

Conhecer e aplicar todos os nós e ligações respeitantes a progressão técnica desde Lobito mais: botija, turco e costuras (pinha, alça...)
Conhecer diversos tipos de fogueira
Conhecer diversos tipos de fornos e quais as técnicas para os executar
Saber avaliar a carga de rotura de uma espia ou cabo
Saber como utilizar e conservar todas as ferramentas que compõem um kit de Pioneirismo (Froissartage)
Saber como montar um sistema utilizando roldanas e cadernais
________________________________________



Prevenção e Segurança

Conhecer as regras gerais de higiene e segurança do trabalho
Conhecer o plano de protecção civil do seu concelho
Conhecer os perigos que advém de:
Energia Nuclear
Resíduos das fábricas
Conhecer os perigos que advém de:
Uso excessivo de pesticidas
Adubagem na agricultura
________________________________________
Expressão e Comunicação
Conhecer o funcionamento dos meios de comunicação
Conhecer e saber utilizar as técnicas de comunicação
Conhecer as regras base de comunicação
Participar num curso de animação de grupos, meios áudio visuais, etc
________________________________________
Servir

Descrever o que se entende por Serviço, B.A. e fraternidade dos caminheiros
Colaborar numa manifestação da âmbito religioso
Conhecer quais e como funcionam as instituições de carácter social e serviço público da sua área
________________________________________
Escutismo / A Equipa

Conhecer sumariamente os organismos internacionais do Escutismo
Ter conhecimentos gerais sobre os Estatutos e Regulamentos da A.E.A.
Conhecer os motivos que levaram BP a fundar o Movimento Escutista e como este se expandiu ao longo dos anos
________________________________________

Aprofundar a Fé

Fazer a relação dos dez artigos da Lei do Escuta e Princípios com os 10 Mandamentos
Conhecer a declaração do Vaticano II sobre liberdade religiosa pondo em prática uma atitude de respeito pelas diferentes opções
Descrever o encadeamento e sentido dos ritos próprios de uma celebração litúrgica
Saber manusear a Bíblia

Etapa: Prata

/Saúde / Socorrismo

Frequentar acções de formação sobre socorrismo no interior ou exterior do movimento
Cooperar com o organismo próprio em campanhas de saúde pública
Frequentar acções de formação sobre temas específicos de saúde como :
Nutrição
Doenças cardiovasculares
Cancro
Hepatite B
Sida
Outras
Elaborar com outros jovens, ou só, um trabalho crítico sobre os principais problemas no campo da salubridade e saneamento básico que afectam a sua comunidade, divulgando-o
Colaborar responsavelmente com uma instituição de Protecção Civil, em pelo menos uma acção concreta, com vista a adquirir conhecimentos sobre socorrismo de uma forma prática
Prestar um mínimo de 20 horas de serviço comunitário numa instituição de saúde ou reinserção social da sua área
________________________________________
Aptidão Física
Participar num "Hike"
Participar em jogos e actividades desportivas em Equipa ou Clã
Conhecer alguns dos cuidados a ter com exercícios de manutenção
________________________________________
Cultura / Social
Realizar uma acção de relações públicas, como: stand, venda, exposição, posto informativo, etc.
Fazer um levantamento histórico/cultural da localidade onde vive
Realizar um trabalho de conservação do património
________________________________________
Educação Ambiental / Vida em Campo

Planear e montar um acampamento fixo de Unidade, idealizando as construções e respeitando os princípios ecológicos
Construir na base de uma pesquisa um ou mais ninhos e recipientes de comida, adequados a espécies existentes na zona
Fazer um levantamento da flora e fauna da região
Construir um abrigo para a observação de aves
________________________________________
Técnica

Construir e utilizar um abrigo para si e/ou para a sua Equipa num acampamento de fim de semana
Fazer diversas recolhas de pegadas, negativo e positivo e respectiva identificação
Montar em campo o espaço próprio e decorá-lo para uma celebração Eucarística
Utilizar correctamente um sistema de transmissões
________________________________________
Prevenção e Segurança

Realizar na sua comunidade um ciclo de conferências em conjunto com a sua Equipa e/ou entidades exteriores ao Movimento Sobre um dos temas:
Protecção infantil
Vacinação
Protecção Civil
Prevenção rodoviária
Outras
Demonstrar que tem noções de socorros a náufragos
________________________________________
Expressão e Comunicação

Fazer a animação de um fogo de conselho, tendo conhecimento da sua estrutura, mística, simbolismo e origem
Executar uma caracterização pessoal de acordo com a mística do caminheirismo
Participar activamente no Jamboree no Ar, assumindo por exemplo a elaboração de jogos paralelos à própria actividade
Conceber e executar cenário, som ou iluminação para uma peça.
________________________________________
Servir

Empenhar-se na preparação para a promessa e/ou Compromisso de um aspirante/noviço
Prestar um serviço de carácter humanitário
Fazer jogos ou brinquedos para oferta a crianças pobres ou a instituições
Participar responsavelmente em duas acções paroquiais
________________________________________
Escutismo / A Equipa

Executar um trabalho onde descreva o quadro institucional da A.E.A
Tomar atitudes determinantes e construtivas nos diversos órgãos Escutistas onde participa por direito próprio
Participar activamente numa Caminhada e demonstrar empenhamento na vida de Equipa
________________________________________
Aprofundar a Fé

Ler e comentar um texto papal e/ou conciliar
Assumir responsabilidade durante um acto religioso
Colaborar na preparação de um encontro de jovens da sua paróquia

IVª Etapa: Ouro

Saúde / Socorrismo

Organizar e animar no Clã uma acção informal e/ou formativa sobre saúde
Organizar e animar na comunidade, acções que visem a sensibilização e esclarecimento em varias áreas da saúde
Organizar uma campanha de acção pública sobre saúde
Organizar e/ou participar activamente numa campanha de despistagem de hipertensão arterial na sua comunidade
Preparar e animar uma oficina sobre saúde e outra sobre socorrismo para outra Secção, de acordo com o responsável da mesma
Promover e acompanhar a frequência de cursos de socorrismo de outros elementos do Agrupamento e/ou comunidade
Acompanhar a formação na área saúde/socorrismo dos socorristas de Patrulha/Equipa, garantindo a sua preparação técnica e material
________________________________________
Aptidão Física

Elaborar um trabalho de divulgação sobre a importância do exercício físico
Animar sessões de preparação física, desenvolvimento físico ou destreza física para o seu Agrupamento
Organizar e guiar um "Hike", raid ou percurso de montanha
________________________________________
Cultura / Social

Fazer um relatório e apresentá-lo no Clã, sobre um problema social (ex.: habitação, fome, primeiro emprego, desemprego, saúde, educação)
Apresentar ao Clã um estudo sobre a implantação das sociedades
Planear e levar a efeito uma acção de caracter social, cultural ou Escutista em conjunto com outras equipas de Caminheiros
Participar numa actividade tradicional da sua Região (ex.: pesca tradicional, olaria, tapeçaria, agricultura, tecelagem, gastronomia, etc.)
________________________________________
Educação Ambiental / Vida em Campo

Organizar e animar numa sessão de informação à sua comunidade sobre recursos naturais (ex.: sistemas de recolha, tratamento, neutralização e reciclagem)
Elaborar um estudo prévio do local para o acampamento da sua Equipa ou Clã, através de um relatório, reportagem fotográfica, croquis, etc.
Planear e animar um dia de trabalho que vise fundamentalmente a protecção do ambiente
Implementar a aplicação de uma grelha sobre o impacto ambiental nas actividades de campo
________________________________________
Técnica

Instalar num acampamento, em conjunto com a sua Equipa uma ou mais situações à escolha: iluminação, canalização de água, som, telefone
Organizar e animar uma oficina (atelier) de construções de campo utilizando técnicas de encaixe (Froissartage)
Preparar e animar duas oficinas (ateliers) técnicas para outra Secção de acordo com o responsável da respectiva Unidade
Participar na montagem de infraestruturas dos acampamentos inter-secções, Núcleo/Regional/Nacional
________________________________________
Prevenção e Segurança

Fazer um levantamento no seu concelho, relacionado com a não observância das regras de segurança e dos malefícios provocados pela não observância destas
Colaborar com uma instituição que pratique prevenção, detecção e combate a incêndios
Frequentar um curso do Instituto de Socorros a Náufragos
________________________________________
Expressão e Comunicação

Organizar uma festa do Agrupamento
Elaborar e apresentar no Clã um diaporama que sirva de motivo sensibilizador para um debate subjacente a um tema escolhido pelo próprio Clã
Planear e executar para a comunidade uma exposição onde se descreva algumas áreas de intervenção do Movimento Escutista (ex.: protecção da natureza, intervenção social, auxilio na alfabetização, etc.)
Elaborar uma oficina (atelier) a escolha, que sirva para instrução de outras Secções e Agrupamento
________________________________________


Servir

Animar uma actividade em prol de pessoas carenciadas (3ª idade, lar)
Colaborar algum tempo como alfabetizador
Colaborar com uma instituição de protecção civil (ex.: Bombeiros, Cruz Vermelha, Socorros a Náufragos)
Preparar e animar uma oficina (atelier) no seu Clã, de confecção de brinquedos, encadernação, cestaria
Participar e organizar acções de divulgação dos Direitos do Consumidor
________________________________________
Escutismo / A Equipa

Colaborar activamente num dos departamentos existentes no agrupamento (ex.: Rádio, Serigrafia, Fotografia, Material, etc.)
Apresentar na Equipa o sistema de formação de dirigentes em vigor na A.E.A
Preparar uma exposição e/ou montagem audiovisual sobre um tema em discussão no Clã
Apresentar um trabalho e apresentá-lo ao Clã onde descreva a vida de BP
________________________________________
Aprofundar a Fé
Planear e animar um dia de campo devidamente encadeado com tempos de reflexão e oração
Elaborar e apresentar no Clã um trabalho descrevendo minimamente o estilo de organização de jovens cristãos (ex.: MEJ,JP , Jovens sem Fronteiras, etc.)
Planear e animar uma celebração da palavra no Clã
Colaborar no sistema de informação paroquial (jornais, cartazes, letreiros, boletim paroquial, etc)








Malanje aos 07 de Maio de 2010


P´LA JUNTA REGIONAL

______________________________
Edgar Francisco Manuel
/SEC. REG. RECURSO DE JOVENS E ADULTOS/