REGIÃO DE MALANJE

REGIÃO DE MALANJE
CENTENÁRIO DO ESCUTISMO

sábado, 17 de julho de 2010

Iª CAMINHADA REGIONAL 2010

Iª CAMINHADA REGIONAL 2010



associação de escuteiros de angola
 
JRM/SECRETARIADO REGIONAL PARA FORMAÇÃO DE JOVENS

Em conformidade com a desfragmentação entrínsica que se verifica nos corpos de cada agrupamento, desde as patrulhas e seções bem como a fraca conducta prôpria de cada escuteiro, e o desvio as vertudes escutistas, provocando assim barreiras ao desenvolvimento sociopsicobioespiritual do escuteiro, e ao serviço eficaz de cada dirigente efectivo, formador e instructor da A.E.A na região.
Não constando das actividades programadas pela Junta Regional de Malanje, emergentemente vimos através deste comunicar aos Agrupamentos para uma Caminhada Regional, visando unir e congregar escuteiros a nível Regional, bem como analisar, contestar, denunciar e solucionar certas irregularidades que constituem barreiras ao livre desenvolvimento do escutismo na Região.
A mesma tem como data de realização dia 25 de Julho de 2010 (Domingo) a partir das 8h:20, tendo como campo de realização “desconhecido”. A participação compreende as quatro secções, sendo o instrutor de cada secção o responsável pela organização, caminhada, e participação de seus formandos nas actividades, coadjuvado pelo chefe do Agrupamento. Todos deverão concentrar-se organizadamente no Jardim Municipal antes da hora acima referida, isto é após a participação activa a Missa Dominical.
A participação massiva é indispensável, visto que temos uma necessidade maior de unidade e fraternidade.
As equipes de serviço serão indicadas durante o periodo ante realização.
Obs: deverão se fazer presente a campo, e com todo material que corresponde a uma caminhada (como manda a tradição escutista), e uma taxa de participação de 10 Kz.
 
“FORMAR PARA UNIR-ORGANIZAR PARA RENOVAR A NOSSA REGIÃO”
 
P´LA JUNTA REGIONAL
_____________________________
 
ANTÓNIO JACINTO SEBASTIÃO RODRIGUES
/CHEFE REGIONAL/

BISPO DE LUANDA


Família levanta-te e anda" foi o tema central da jornada da família, que contou com a presença do arcebispo de Luanda, Dom Damião Franklin e da vice ministra da Família e promoção da Mulher, Ana Paula Sarmento.


Dirigindo-se as famílias, o arcebispo de Luanda, disse que, muitos em Luanda concebem a família como se fosse uma empresa.
A verdade é uma das virtudes que as famílias devem cultivar na sua relação diária, segundo Dom Damião. No final da sua homilia, o arcebispo de Luanda pediu as famílias que se dedicassem mais a oração.


Por sua vez, a vice ministra da Família e promoção da Mulher, Ana Paula Sarmento pensa que são muitos os perigos contra a família.


Os Fiéis das 6 vigararias de Luanda, nomeadamente, São Pedro, Nossa Senhora de Fátima, Santo António e Nossa Senhora da Conceição juntaram-se este domingo no pavilhão da cidadela desportiva para o encerramento da jornada da Família.

DOM MANUEL IMBAMBA

A Venda de órgãos humanos na bacia do Cuango, Lunda- Norte é uma realidade. Quem o diz é o bispo local. Dom Manuel Imbamba acrescenta que a prática é já uma constante.
O bispo da Lunda-Norte, Dom Manuel Imbamba. A informação que nos dá o prelado, coincide com a que divulgamos na segunda-feira sobre a detenção pela Polícia de um cidadão por estar supostamente envolvido em tráfico de órgãos genitais femininos nessa mesma província.

Dom Imbamba

Recebemos a denúncia pelo activista de Direitos Humanos, Delson de Almeida, da Associação de Promoção e Desenvolvimento Social na Lunda-Norte.
Segundo o activista de Direitos Humanos Delson de Almeida, o cidadão em causa confessou perante os órgãos de investigação criminal no Município do Kuango, que tem feito tráfico de órgãos genitais femininos, uma posição contrariada pelas autoridades policiais. Mais dados com o Agostinho Gayeta.

PAPA BENTO XVI


O Vaticano divulgou nesta terça-feira o tema escolhido por Bento XVI para a celebração do Dia Mundial da Paz 2011, que desta feita estará centrado na temática da liberdade religiosa.


A mensagem que o Papa vai escrever para esta ocasião tem como título "Liberdade religiosa, caminho para a paz".


A igreja alerta para "formas mais sofisticadas de discriminação e marginalização". A Margareth Nanga


Desde 2006, os temas escolhidos pelo actual Papa para a celebração de 1 de Janeiro foram a verdade, a dignidade da pessoa, a unidade da família humana, o combate contra a pobreza e o meio ambiente.

ACAREG ´09/MALANJE




De 4 à 11 de Janeiro do ano 2009, foi realizado, pela J.R de Luanda, o 2.º Acampento Regional, que teve como local do evento a Província de Malanje, sob o lema “Unidos no Mesmo Ideal”, e que contou com a participação de Escuteiros de diversos Países como: Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Portugal e de quase todas as regiões de Angola.

O Grupo Sénior, comandado pelo grande exemplo daquilo que deve ser um Dirigente “Chefe Jú” e Outros, estava constituído com cerca de 200... efectivos, provenientes dos diversos Agrupamentos da Região de Luanda, Alguns das regiões do Huambo, Malanje, Bengo e S.Tomé e Príncipe respectivamente.

Foi uma experiência incomparável, relactiva aos que um dia tive oportunidade de participar... e ofereço nota 9 numa linha de 0 à 10, à toda equipa, que contribuiu para que este ACAREG´09, se tornasse uma realidade. Aqui vai também um abração muito especial à todos os Escuteiros cuja responsabilidade que tiveram, os obrigou a passarem a quadra festiva fora das suas famílias; aqui vai o meu reconhecimento...Paz.

Para os Escuteiros que tiveram oportunidade de participar nele, sabem muito bem o quanto foi diferente dos outros...Acho, que em actividades desta natureza, os Escuteiros aprendem a ser Escuteiros e não a estár no escutismo.

Alguns comportamentos que têm sido muito frequente nos outros acampamentos, não estava patente neste... Testemunhamos é mais a amizade, irmandade, união, confiança e solidariedade entre os Escuteiros (afinal existe mesmo fraternidade entre os Escuteiros).

Cerca de uma semana, parecia para mim, ser uma vida inteira.

Sinceramente, que já não queria voltar à cidade, por me ter entusiasmado com tudo o que me foi oferecido pela natureza desde: muita chuva e frio intenso.

No momento de facto, parecia-me não gostar da actividade, e sentia muita saudade da cidade, e com muita vontade de regressar...Porém como em todas actividades escutistas... Testemunhamos um dia antes (sábado) a canção do adeus, que muito sinceramente fez sair dos meus olhos, lágrimas que ele não quis que saíssem e caissem ao chão, antes molhando o meu peito e se calhar sem significado absolutamente algum. Portanto, esperei por muito tempo, que elas saíssem num momento oportuno e próprio para sair.

Chorei bastante (em segredo) quando vi as mãos dos Escuteiros cruzando-se, e ter de se despedir, com amigos que durante cerca de uma semana convivemos, trocamos experiência, fizemos amizades e acima de tudo fomos irmãos.

Mas como tudo: o bom não poderá de jeito algum demorar muito, o nosso dever é e será sempre lutar para que tenhamos boas coisas nas nossas vidas.

Espero que nos próximos eventos, haja tudo de bom, a semelhança deste, para fortalecermos a nossa amizade e fraternidade escutista.


Queridos amigos: do fundo do meu coração, queiram receber os meus sinceros agradecimentos.

RUI LUÍS FALCÃO PINTO DE ANDRADE


RUI LUÍS FALCÃO PINTO DE ANDRADE/ HISTORIAL


RUI LUIS FALCÃO PINTO DE ANDRADE
Rui Luís Falcão Pinto de Andrade.

Data e Local de Nascimento: 02/12/60 – Namibe (Moçâmedes).
ANGOLA.
Esposa: Vanda Maria Ferreira Brandão Pinto de Andrade
Filhos: 3
Profissão : Psicólogo
Curso Médio de Educação Física
Curso Superior de Psicologia
Trajectória Profissional:
1975/84—Oficial do Exército.
1985/89—Chefe de Departamento da Secretaria de Estado de Educação Física e Desportos
1989/92—Director Nacional do Ministério da Juventude e Desportos
1992/04—Deputado à Assembleia Nacional
Secretário do Grupo Parlamentar do Partido Maioritário
Vice-Presidente da Comissão para Educação, Ciência , Tecnologia e Comunicação Social
Membro da Comissão Constitucional
Membro do Comité Executivo da União dos Parlamentos Africanos
Representante do Parlamento Angolano para a União Mundial de Deputados Escuteiros - Wspu
Director do D.I.P

VIDA ESCUTISTA

1966 – Promessa Escutista (Lobito)
Agrupamento Marítimo de Moçâmedes.
1990– Coordenador da Comissão Nacional para a Instalação do Movimento Escuta em Angola
1991- Membro Fundador da Ex-Associação Nacional de Escuteiros (ANE); Eleito Chefe Nacional.
1994- Membro Fundador da Associação de Escuteiros de Angola (A.E.A); Eleito Chefe Nacional
1996– Formador Adjunto
1997– Participação na 2ª Assembleia Geral da WSPU
- Chefe da Equipa Nacional de Formadores
1998– Chefe da Delegação da AEA à 35ª Conferência Escutista Mundial - Durban (Reconhecimento da AEA como membro da OMMS)
1999– Reeleito Chefe Nacional

2003 - Conferência Zonal—Lusaka
- 4ª Assembleia Geral da WSPU
2004 - Director de Formação
- Presidente da Comissão Nacional Preparatória da 31ª Conferência Zonal de Escutismo da Africa Austral
2004 – Eleito Membro do Comité Africano de Escutismo.
E-mail: ruiandrade@snet.co.ao
Tel: +2442447587 / +24492404380

DA MOCIDADE PORTUGUESA Á AEA
No âmbito do processo de abertura iniciado no final da década de 80, algumas pessoas interessadas entre as quais os Dr’s. Alfredo Júnior e Rui Pinto de Andrade, porque foram Escuteiros ou porque conheciam os fundamentos do Escutismo, tomaram a iniciativa para o seu relançamento, numa conjuntura em que muitos valores morais se tinham perdido fundamentalmente no seio da juventude que carecia de outra orientação.



Assim, a 15 de Agosto de 1990, realizou-se um encontro na Direcção Nacional de Cultura Física e Recreação do Ministério da Juventude e Desportos, usando inicialmente a palavra o Sr. Nelo Victor, então Director Nacional da Juventude, e nele participaram em resposta a uma convocatória pública, os antigos escuteiros seguintes:



Rui Luís Falcão Pinto de Andrade

Pe Agostinho

Alfredo Romero Fernandes

Susana Nicolau Inglês

António Francisco Miguel da Fonseca

Isidro Alves

Manuel Ramos Pedro

José Jacinto

e ainda, o Sr. Pedro de Almeida, funcionário daquela Direcção.



Da análise feita, concluiu-se que era possível relançar o Escutismo em Angola com o apoio do Corpo Nacional de Escutas – CNE (Portugal) e dos Bureau’s Mundial e Regional Africano de Escutismo respectivamente.



Os participantes decidiram criar uma Comissão Instaladora composta por Rui Pinto de Andrade (Coordenador), Pe Agostinho e Susana Inglês, encarregue de elaborar um Projecto de Estatuto condizente com a realidade Angolana e marcar um novo encontro para o dia 24 do mesmo mês (Agosto de 1990).



Paralelamente ao trabalho desta Comissão, funcionava um grupo liderado pelo Sr. Pe Agostinho, integrando Alfredo Romero e António Fonseca, cuja função era o de estabelecer contactos com outros antigos Escuteiros, explicar o espírito e objectivos do “GRUPO Dos 8”, se podemos assim chamar os percursores do relançamento do Escutismo e criar as bases para a realização de Seminários para capacitação dos futuros Dirigentes.

Esta constituiu a 1ª fase do Projecto, e teve a aderência de cerca de 35 antigos Escuteiros.

Imediatamente iniciaram os Seminários nas instalações da Paróquia de Fátima, à medida que se consolidava o entrosamento dos participantes, os seus filhos, sobrinhos, irmãos, vizinhos e outros, eram mobilizados para fazerem parte do embrião Escutista da Angola nova.



A mensagem transmitida foi muito bem recebida. O número de candidatos apresentados, foi suficiente para a constituição dos primeiros três Agrupamentos com todos componentes. Formaram-se os Bandos, as Patrulhas e as Equipas, distribuiu-se os futuros Dirigentes pelos Agrupamentos constituídos e, finalmente os trabalhos de formação dos jovens aspirantes, tiveram o seu inicio entre os meses de Setembro e Outubro de 1990. Por essa altura, estava em fase de acabamento o Projecto de Estatuto, a Comissão Instaladora marca a Assembleia Constituinte para Fevereiro de 1991.



Nos dias 20, 21 e 22 de Fevereiro de 1991, realizou-se na Casa do Desportista em Luanda, a Assembleia Constituinte, estando presentes 39 antigos Escuteiros bem como outros 2 novos aspirantes que proclamaram a ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ESCUTEIROS, elegeram o seu executivo (Junta Centra), e o Conselho Fiscal e Jurisdicional, que ficaram assim constituídos:



JUNTA CENTRAL



Rui Luís Falcão Pinto de Andrade – Chefe Nacional;

Alfredo Romero Fernandes – Chefe Nacional Adjunto;

Cláudio de Carvalho – Secretário para Relações Internacionais;

António Francisco Miguel da Fonseca – Secretário para Administração e Finanças;

António Alves de Jesus – Secretário Pedagógico;

Pe Agostinho – Assistente Principal.



CONSELHO FISCAL E JURISDICIONAL



Maria Imaculada da Conceição Melo – Presidente

Vogal;

Vogal.



A Associação proclamada, define-se como não-governamental, apartidária e ecuménica, subordinando toda sua acção aos seus Estatuto e Regulamento Geral.



Objectivos imediatos:



a) Reconhecimento formal da ANE pelo Governo;

b) Desenvolvimento da actividade Escutista a mais três Regiões;

c) Preparar o Programa de Jovens e dar forma ao processo de formação

de Dirigentes;

d) Lutar pelo reconhecimento a nível da OMME – Organização Mundial do Movimento Escuta.



Estiveram presentes no acto de abertura da Assembeia Constituinte S. Excelências Dr. Marcolino Moco, o Sr. Sardinha de Castro, Ministro e Vice Ministro da Juventude e Desportos, respectivamente, e outros quadros superiores do Ministério como convidados de honra, tendo proferido o discurso de abertura, o Sr. Vice Ministro.



São Membros Fundadores da ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ESCUTEIROS os Dirigentes seguintes:



Rui Luís Falcão Pinto de Andrade;

Alfredo Romero Fernandes;

António Francisco Miguel da Fonseca;

Cláudio de Carvalho;

António Alves de Jesus;

António Fonseca de Barros;

Pe Agostinho;

Rosa Maria Ferreira Dinis;

Augusto Wilson de Carvalho;

António Francisco Xavier de Figueiredo;

António Silvestre Alves Sardinha;

Maria Filomena Jaime Airosa;

Maria Lopes Ferreira da Cruz Lima António;

Maria Manuela do Nascimento Pereira da Silva;

Virgínia de Lourdes dos Santos Josefino;

Severina Lopes Ferreira da Cruz Lima Baptista;

Maria Imaculada Lourenço da Conceição Melo;

Alda Palmira do Céu Bernardo;

Isabel Maria Romero Fernandes de Carvalho;

Maria Madalena Agostinho Pontes de Figueiredo;

Stella de Fátima dos Santos Josefino;

José Maria Lello Sousa Bernardo;

Filomena Maria Wilson de Carvalho Santos;

João da Conceição Paulo;

José João de Jesus Paulo Diogo;

Isidro Alves;

Maria da Conceição Colsoul Serqueira;

Esperança Mendes de Almeida Jacinto;

Anastácia Mendes de Almeida Lima;

Nkonga Daniel Colombe;

Maria Eduarda da Silva Alves Bento;

Maria Lucília Mizade;

Reis Pio do Amaral Gourgel;

Aníbal Alfredo Pio do Amaral Gourgel;

Domingos Correia de Melo;

Maria do Céu Teixeira de Sá;

René de Fátima Airosa dos Santos;

Armando Cortês;

Maria Isabel Lourenço da Conceição;

José Júlio Wilson de Carvalho e

Paulino Domingos Baptista, Vice Ministro da Hotelaria e Turismo,

antigo escuteiro.



A 16 de Junho de 1991, realizaram-se as Promessas dos primeiros Dirigentes e Escuteiros, no quintal do Seminário dos Capuchinhos, Paróquia de Fátima, com a seguinte ordem: Primeiro, o Sr. Pe Agostinho investiu o Chefe Nacional, este investiu os restantes Dirigentes, seguindo-se por ordem crescente os demais Escuteiros. Estavam assim consumados os propósitos do encontro de 15 de Agosto de 1990.



Dos três Agrupamentos iniciais, o Movimento rapidamente se estendeu a quase toda a extensão de Luanda.



Estávamos ainda no limiar dos primeiros passos, logo uma crise se instalou na Associação entre os meses de Outubro e Novembro de 1991.



A suspensão de um membro da Junta Central, por comportamento pouco digno, criou um foco de cisão que se consumou em princípios de 1992, quando um Grupo de Dirigentes abandonou a Associação, arrastando consigo uma parte de jovens e, criaram a Associação de Escuteiros Católicos de Angola – AECA.



Nessa altura estava já em curso o processo de reconhecimento internacional da Associação Nacional de Escuteiros – ANE. Na primeira quinzena de Dezembro, uma delegação da Junta Central chefiada pelo Chefe Nacional, e integrada pelos Secretários para Relações Internacionais e Administração e Finanças respectivamente, com o patrocínio do Ministério da Juventude

e Desportos, desloca-se a três países europeus, nomeadamente Itália, Espanha e Portugal, para contactos com a AGESSI, MSC e CNE, organizações escutistas desses países, com vista não só a troca de experiências, mas também à solicitação de apadrinhamento para o seu reconhecimento.



A 5 de Outubro de 1992, no Livro n.º 1 de Registo das Organizações/Associações Juvenis e Estudantis do Ministério da Juventude e Desportos, a folha n.º 15, é registada sob o n.º 15, a Associação Nacional de Escuteiros – ANE.



Em 1993, veio a Angola para contactos com a ANE, o Sr. Abdulaye Sène, Director Regional Adjunto do Bureau Africano. Não obstante, o Chefe Nacional da ANE, anfitião, colocou também o ilustre visitante em contacto com D. Óscar Braga, para uma troca de impressões sobre o desenvolvimento do Escutismo no País.

Da análise, concluiu-se que era imperioso a existência de uma só organização nacional escutista, imperativo da OMME – Organização Mundial do Movimento Escuta, para o reconhecimento.

Foi neste quadro que se começou a desenhar o nascimento da AEA. Assim as Direcções da ANE e da AECA, multiplicaram esforços neste sentido, que culminou com a realização da Assembleia Constituinte no Seminário Maior de Luanda, sob presidência de D. Óscar Braga.

A Assembleia discutiu e aprovou um novo Estatuto, elegeu os corpos gerentes e, proclamou a ASSOCIAÇÃO DE ESCUTEIROS DE ANGOLA – AEA, no dia 3 de Dezembro de 1994, mantendo esta, o carácter não-governamental, apartidária e ecuménica, subordinando toda sua acção ao seu Estatuto e Regulamento Geral.



D. Óscar Braga é escolhido Chefe Escuta e a JUNTA CENTRAL ficou assim constituída:



Rui Luís Falcão Pinto de Andrade – Chefe Nacional;

António Silvestre Alves Sardinha – Secretário Nacional;

Cláudio de Carvalho – Secretário p/Relações Internacionais;

José Leonel de Jesus Oliveira – Secretário p/Administração e Finanças;

António Francisco Xavier de Figueiredo – Secretário para Formação

de Dirigentes;

Manuel André Diakiese – Secretário p/Formação de Jovens;

Pe Manuel Rito Dias – Assistente Católico.



CONSELHO FISCAL E JURISDICIONAL



Aníbal Alfredo Pio do Amaral Gourgel – Presidente



OBJECTIVOS



a) Reconhecimento formal da AEA pelo Governo Angolano;

b) Actualização dos documentos fundamentais e dos programas;

c) Continuação da expansão a outras religiões;

d) Cobertura a todas as Províncias;

e) Formação e qualificação de Recursos Adultos;

f) Reconhecimento pela OMME.



Estes objectivos foram cumpridos gradualmente ao longo do mandato pelo que:

– Em 1995, esteve em Angola o Secretário para Eventos Internacionais

do Bureau Mundial, o Sr. Jean Cassaigneu, dando início ao processo

de reconhecimento formal da AEA pela OMME;

– No dia 5 de Agosto de 1996, foi lavrada a escritura de constituição

da ASSOCIAÇÃO DE ESCUTEIROS DE ANGOLA, no 1º Cartório

Notarial da Comarca de Luanda e no dia 11 de Outubro publicada no

Diário da República n.º 43, III Série, constituindo estes dois actos, o

Reconhecimento de juri pelas instâncias Governamentais;

– Ainda em 1996, realiza-se na Gabela o 1º Encontro Nacional de Dirigentes;

– Em Novembro, seguem para Portugal 4 Dirigentes, a fim de participarem no 1º CAF Lusófono, sendo os quatros, os únicos africanos

qualificados como Formadores Adjuntos, obtendo assim o colar de Gilwell de 3 contas;

– Foram actualizados os documentos fundamentais e os programas;

– O movimento expandiu-se a outros credos religiosos e coberto a todo o território;

– Em 1999 uma Delegação da Junta Central participou na 35ª Conferência Mundial realizada em Durban – Àfrica do Sul, onde a AEA é reconhecida oficialmente pela OMME.



Ainda neste mandato, dois jovens escuteiros e um Dirigente, participaram em Portugal no ACANAC 97 (Acampamento nacional), a convite da Junta Central do CNE.

Em 1999, pela primeira vez, uma patrulha mista acompanhada de dois Dirigentes da AEA participa no 19º Jamboree Mundial realizado no Chile.



De 3 a 5 de Dezembro de 1999, sob presidência de D. Óscar Braga, Chefe Escuta, coadjuvado pelo Chefe Nacional bem como pelo Secretário Nacional, realizou-se o 1º Conselho Nacional Plenário, e nele participaram Dirigentes das seguintes Regiões: Benguela, Bié, Cabinda, Cunene, Huambo; Kuanza Norte, Kuanza Sul, Luanda, Lunda Norte, Lunda Sul, Malanje, Uíge e Zaire.



O Plenário, aprovou o Relatório de actividades e contas da Junta Central referente ao período de 1994/1999, o valor de jóias e quotas, o Regulamento Geral, decidiu pela eleição do Chefe Nacional e a elaboração de uma lista de concenso, das duas apresentadas a sufrágio, ficando a JUNTA CENTRAL constituída pelos seguintes Dirigentes:



Rui Luís Falcão Pinto de Andrade – Chefe Nacional;

António Silvestre Alves Sardinha – Secretário Nacional;

Cláudio de Carvalho – Comissário Internacional;

António Francisco Miguel da Fonseca – Secretário p/Administração e

Finanças;

Aníbal Alfredo Pio do Amaral Gourgel – Secretário p/Recursos Adultos;

Celso Domingos José Malavoloneque – Secretário para Formação de Jovens;

Benvindo Bilenguila Nzobadila – Comissário Internacional Adjunto;

Wassaula Zola Gerard – Secretário Adjunto p/Recursos Adultos;

Maria Rosa Vileira Severino – Secretária Adjunta p/Formação de Jovens;

Venância Maria Gregório Santos – Secretária Adjunta p/Administração e Finanças.



CONSELHO FISCAL E JURISDICIONAL



António Francisco Xavier de Figueiredo – Presidente;

António José Bernardo – Vice Presidente;

Joaquim Fernando Manuel – Vogal;

José Leonel de Jesus de Oliveira – Vogal.



OBJECTIVOS



a) Elaboração dos conteúdos programáticos dos cursos para formação

de Dirigentes;

b) Continuação do processo de formação e qualificação de Dirigentes;

c) Elaboração do programa de Jovens;

d) Conclusão do processo de organização dos cursos de formação de Dirigentes;

e) Continuação da expansão do Movimento a todo o território nacional;

f) Participação em eventos internacionais;

g) Integração na WSPU – União Mundial de Deputados Escuteiros;

h) Realizar o CNP.



No âmbito do cumprimento destes objectivos, o conteúdo dos programas para formação de Dirigentes está concluído e a ser testado, o Sistema de Progresso reorientado em função de novas directivas do Bureau Mundial, o Programa de Jovens está em fase terminal e o Movimento expandiu-se a todo o território nacional.



Na continuidade da qualificação de Dirigentes, alguns destes participaram nas seguintes acções:



– Seminário sobre Recursos Adultos, Pretória, Março de 2000;

– 1º CAF Nacional, Luanda de 5 a 12 de Outubro de 2001;

– Actualização sobre Programa de Jovens, Zâmbia, Abril de 2003;

– Seminário sobre Programa de Jovens, Benoni, África do Sul, Novembro de 2003;

– Seminário sobre profissionais no Escutismo, Benoni, África do Sul, Janeiro de 2004;

– Seminário sobre Programa de Jovens, realizado sob direcção do Sr Abdulaye Sène, Director de Formação do Bureau Regional, Luanda Fevereiro de 2004;



Delegações da Junta Central participaram nos seguintes eventos:



– 28ª, 29ª, 30ª e 32ª Conferências Zonal, em Maputo 2001, Gaberone

2002, Lusaka 2003, Maseru 2005 respectivamente.

– 11ª Cimeira Regional de Chefes Nacionais, Mafeking–África do Sul,

Maio de 2001;

– 2º Fórum de Jovens, Libreville – Gabão, Setembro de 2001;

– 11ª Conferência Regional, Libreville – Gabão, Setembro de 2001;

– 3º Fórum de Jovens, Maurícias, Agosto de 2004;

– 12ª Conferência Regional, Maurícias, Setembro de 2004;

– 9º Fórum Mundial de Jovens, Hammamet/Tunísia Agosto de 2005;

– 37ª Conferência Mundial, Hammamet/Tunísia Setembro de 2005;



Na 30ª Conferência da Zona, AEA foi indigitada para organizar e realizou em Luanda a 31ª Conferência Zonal, onde foram eleitos para o seu executivo o nosso Secretário Nacional, António Sardinha, como Vice-presidente e Celso D. José Malavolaneque, Acessor para os Assuntos Inter-governamentais.



Em 2003 um jovem de Benguela integrando uma patrulha da nossa Zona, participou no 20º Jamboree Mundial realizado na Tailândia.



Na 12ª Conferência, o nosso Chefe Nacional foi eleito Membro do Comité Africano e cumprirá um mandato de 6 anos.



Angola integra a WSPU e participa regularmente nas suas Conferências, através do nosso Chefe Nacional, o Deputado Rui Pinto de Andrade