REGIÃO DE MALANJE

REGIÃO DE MALANJE
CENTENÁRIO DO ESCUTISMO

segunda-feira, 5 de julho de 2010

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO ESCUTISMO

Organização Mundial
A Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME) é uma organização internacional, não governamental, composta por três orgãos:

Conferência Mundial do Escutismo
Comité Mundial do Escutismo
Bureau Mundial
Conferência Mundial do Escutismo

A Conferência é a "assembleia geral" do escutismo. É o órgão deliberativo da OMME e é composta por todos os seus membros. Reúne de 3 em 3 anos.

Os membros da OMME são organizações escutistas nacionais que tenham sido reconhecidas pela Conferência Mundial do Escutismo. Só uma organização é reconhecida em cada país. Em alguns países existem federações nacionais que incluem mais que uma associação escutista.

As organizações membros são representadas nas Conferências Mundiais do Escutismo por um máximo de seis delegados. Observadores autorizados pela respectiva organização escutista nacional podem também ter direito a registarem-se e assistir à conferência.

São objectivos da Conferência promover a unidade, integridade e desenvolvimento do movimento escutista por todo o mundo. Isto é conseguido através de uma estrutura delineada para:

facilitar intercâmbios de ideias e informação entre membros
formular os princípios gerais
considerar os relatórios e recomendações do Comité Mundial do Escutismo e das organizações membros
conduzir a vida formal da Organização Mundial - eleições, formulários para filiação, quotizações, adendas à constituição, etc.
Comité Mundial do Escutismo

O Comité Mundial do Escutismo é o orgão executivo da OMME. É responsável pela implementação das resoluções da Conferência Mundial do Escutimo e mandatado para agir em seu nome entre as reuniões.

O Comité é composto por 14 membros. Doze deles, todos de países diferentes, são eleitos para mandatos de 6 anos, desfasados no tempo, isto é, os doze não são eleitos na mesma Conferência Mundial. Os membros não representam o seu país mas sim os interesses do movimento escutista como um todo. O Secretário Geral e o Tesoureiro da OMME são membros funcionários do Comité. Os presidentes dos seis Comités Regionais participam nas reuniões do Comité Mundial do Escutismo com capacidade consultiva.

O Comité reúne duas vezes por ano, normalmente em Genebra, Suíça. O seu Comité Directivo, constituído pelo Presidente, dois Vice-Presidentes e o Secretário Geral, reúne quando necessário.

Bureau Mundial do Escutismo

O Bureau Mundial do Escutismo presta os serviços de secretariado à OMME. O Bureau é dirigido pelo Secretário Geral da OMME, o qual é nomeado pelo Comité Mundial, sendo o chefe administrativo da organização.

História e Localização

O Bureau foi inicialmente estabelecido em Londres, em 1920. Deslocou-se para Ottawa, Canadá, em 1959 e posteriormente para Genebra, Suíça, em 1968. As Delegações Regionais são divididas da seguinte forma:

Região Africana: Nairobi, no Quénia; Dakar, no Senegal e Cidade do Cabo, na África do Sul
Região Árabe: Cairo, no Egipto
Região Ásia-Pacífico: Manila, nas Filipinas
Região Euroásia: Yalta-Gurzuf, na Ucrânia, e Moscovo, na Federação Russa
Região Europeia: Genebra, na Suíça e Bruxelas, na Bélgica
Região Interamericana: Santiago, no Chile
NOTA: a estrutura das regiões é semelhante à mundial, existindo Conferência, Comité e Bureau em cada região.

Funções

Como secretariado da OMME, o Bureau Mundial tem uma lista de funções definidas constitucionalmente:

Presta auxílio às Conferências Mundiais do Escutismo, bem como aos Comités Mundial e Regionais e suas estruturas, no cumprimento das suas funções. Isto inclui a preparação de reuniões e o fornecimento de serviços para implementar decisões das várias estruturas.
Fornece serviços para a promoção do escutismo pelo mundo fora.
Mantém relações com as organizações escutistas nacionais e auxilia no desenvolvimento do escutismo no seu país.
Promove o desenvolvimento do escutismo em países onde não existe.
Supervisiona a organização de actividades internacionais e regionais tais como jamborees mundiais e regionais.
Mantém relações com organizações internacionais cujas actividades estão relacionadas com a juventude.
O Bureau Mundial leva a cabo estas funções de várias maneiras:

Fornecendo apoio a comités e grupos de trabalho.
Desenvolvendo e conduzindo cursos no terreno.
Fornecendo aconselhamento e dando assistência técnica.
Preparando publicações.
Publicando regularmente notícias escutistas.
As operações do Bureau Mundial são financiadas em parte pelas quotizações anuais pagas pelas organizações escutistas nacionais, baseadas nos seus efectivos. Outras contribuições provêm de fundações, corporações, agências para o desenvolvimento e indivíduos.

A ajuda monetária vem também da Fundação Mundial do Escutismo, que está a constituir um fundo de capital. Contribuições para a Fundação são investidas permanentemente para produzir lucro com regularidade, para benefício da OMME. A Fundação também recebe doações para o escutismo internacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário