REGIÃO DE MALANJE

REGIÃO DE MALANJE
CENTENÁRIO DO ESCUTISMO

segunda-feira, 5 de julho de 2010

O CHAPEU ESCUTISTA



O Chapéu Scout



Dito “Chapéu Scout” – Aliás "Chapéu de Baden-Powell" – ou ainda em linguagem mais corrente "Chapéu de Quatro Saliências" ou ainda... "quatro dobras". Tem como origem e confecção bem conhecida dos ex-Cow-boys, hoje os “cattlemen” (homens do gado), sobre o nome de “Moutain Peak” pela sua semelhança com as montanhas daquele estado americano...

Foi escolhido pelo General R. S. S. Baden Powell para cobrir as cabeças dos garotos reunidos no “Mafeking Cadete Corps” e depois atribuídos aos “South African Constabulary”, ciado igualmente por Baden-Powell e escolhidos por “Southern District Scouts” em 1907.

Contra a vontade das declarações do General Baden-Powell tornado “Chefe Scout”, a forma deste chapéu assemelha-se ao do contigente da New Zelândia, os futuros kiwis da Grande Guerra e do contigente canadiano de muito célebre “North-West Mounted Police” (Policia Montada do Canadá) futura R.C.M:P ou Polícia Montada Real do Canadá.

Estas três sábias considerações não impedirão ninguém a reconhecer este elegante CHAPÉU como: O Chapéu Scout.

Para todo o sempre ligado a um MOVIMENTO DE JUVENTUDE MUNDIAL nascido da imaginação de um general um pouco que seja observador e malicioso.

O Chapéu Scout cai em desuso em 1940 com a regulamentação do Escutismo Francês e que neste momento, predomina a boina. Tinha por assim dizer, desaparecido nos anos de 1970. os raros grupos que o usam ainda, como o de Riamont, deviam adquiri-los na Bélgica. Os Scout’s d’Europe não o tinham nunca usado, era pelo desenvolvimento dos Scouts Unitários de França (e a vontade dos rapazes...) que ele ressurge nos nossos dias. As Guias de França usam um chapéu sem dobras, azul marinho.

Chapéu chamado de "Lemonsqueezer" (espremedor de limões), adoptado em 1911 pelo Batalhão de Infantaria de Wellington. Em 1916 foi adoptado pela Força Expedicionária da Nova Zelândia (com uma espécie de turbante em redor da base da copa.
Chapéu característico dos voluntários da Polícia Montada do Canadá
Chapéu usado pelas unidades britânicas durante a Guerra dos Boeres, na África do Sul

(Nota : Este artigo foi redigido em parte por Claude Morin, especialista em uniformes e equipamentos militares, membro da “Sabretache” e antigo Scout.)

TRADUÇÃO de Sousa Costa (Março 2002) – Instrutor-Chefe Grupo 93- S. Jorge Agrupamento 902 – Moreira da Maia. Livro LA MÊMOIRE DU SCOUTISME, dictionnaire des hommes et des idées du Louis V. M. Fontaine – Publications L.F. – June 1995

Sem comentários:

Enviar um comentário