REGIÃO DE MALANJE

REGIÃO DE MALANJE
CENTENÁRIO DO ESCUTISMO

segunda-feira, 5 de julho de 2010

MARCELO CALLO- O PRIMEIRO SANTO ESCUTEIRO




Beato Marcel Callo - o primeiro Santo Escuteiro


Beato Marcel Callo - o primeiro Santo Escuteiro
Marcel Callo nasceu em Rennes, França, a 6 de Dezembro de 1921, e morreu a 19 de Março de 1945 no Complexo do Campo de Concentração de Mauthausen.

Nascido numa família religiosa, com vários irmãos e irmãs, Marcel juntou-se aos Escuteiros e à Juventude Operária Católica (JOC), tendo-se empregado na impressão gráfica.

Quando a Alemanha invadiu a França em 1940, Marcel e alguns amigos ofereceram-se como 'missionários de estação de comboios', onde ajudaram muita gente a escapar para os territórios não-ocupados dando-lhes a sua identificação da Cruz Vermelha.

Em Março de 1943, foi deportado para a fábrica de armamento Walther, na Alemanha, onde organizou cerimónias religiosas e um grupo de activistas cristãos entre os seus camaradas.

Por esta razão, Marcel foi detido em 19 de Abril de 1944, e enviado para o Campo de Concentração de Flossenbuerg, e depois para o de Mauthausen.

Em Mauthausen, foi colocado no subcampo de Gusen II, onde se construíam partes de aviões de combate em instalações subterrâneas.



Devido às péssimas condições dos Campos de Concentração, Marcel adoeceu em Janeiro de 1945, e foi 'devolvido' a Mauthausen, onde morreu a 19 de Março de 1945.



O Padre J.B. Jego, de Rennes, França, escreveu a biografia deste jovem Escuteiro, e rapidamente Marcel Callo foi reconhecido como um modelo de vida Cristã e corajosa dedicação pelos cristãos alemães, e pelos Bispos da Alemanha e Áustria.



Marcel Callo foi beatificado pelo Papa João Paulo II a 4 de Outubro de 1987, e é alguém que nos recorda o sofrimento e extermínio sistemático de civis (judeus e não-judeus) europeus pelo regime Nazi.

Sem comentários:

Enviar um comentário