REGIÃO DE MALANJE

REGIÃO DE MALANJE
CENTENÁRIO DO ESCUTISMO

sábado, 17 de julho de 2010

ACAREG ´09/MALANJE




De 4 à 11 de Janeiro do ano 2009, foi realizado, pela J.R de Luanda, o 2.º Acampento Regional, que teve como local do evento a Província de Malanje, sob o lema “Unidos no Mesmo Ideal”, e que contou com a participação de Escuteiros de diversos Países como: Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Portugal e de quase todas as regiões de Angola.

O Grupo Sénior, comandado pelo grande exemplo daquilo que deve ser um Dirigente “Chefe Jú” e Outros, estava constituído com cerca de 200... efectivos, provenientes dos diversos Agrupamentos da Região de Luanda, Alguns das regiões do Huambo, Malanje, Bengo e S.Tomé e Príncipe respectivamente.

Foi uma experiência incomparável, relactiva aos que um dia tive oportunidade de participar... e ofereço nota 9 numa linha de 0 à 10, à toda equipa, que contribuiu para que este ACAREG´09, se tornasse uma realidade. Aqui vai também um abração muito especial à todos os Escuteiros cuja responsabilidade que tiveram, os obrigou a passarem a quadra festiva fora das suas famílias; aqui vai o meu reconhecimento...Paz.

Para os Escuteiros que tiveram oportunidade de participar nele, sabem muito bem o quanto foi diferente dos outros...Acho, que em actividades desta natureza, os Escuteiros aprendem a ser Escuteiros e não a estár no escutismo.

Alguns comportamentos que têm sido muito frequente nos outros acampamentos, não estava patente neste... Testemunhamos é mais a amizade, irmandade, união, confiança e solidariedade entre os Escuteiros (afinal existe mesmo fraternidade entre os Escuteiros).

Cerca de uma semana, parecia para mim, ser uma vida inteira.

Sinceramente, que já não queria voltar à cidade, por me ter entusiasmado com tudo o que me foi oferecido pela natureza desde: muita chuva e frio intenso.

No momento de facto, parecia-me não gostar da actividade, e sentia muita saudade da cidade, e com muita vontade de regressar...Porém como em todas actividades escutistas... Testemunhamos um dia antes (sábado) a canção do adeus, que muito sinceramente fez sair dos meus olhos, lágrimas que ele não quis que saíssem e caissem ao chão, antes molhando o meu peito e se calhar sem significado absolutamente algum. Portanto, esperei por muito tempo, que elas saíssem num momento oportuno e próprio para sair.

Chorei bastante (em segredo) quando vi as mãos dos Escuteiros cruzando-se, e ter de se despedir, com amigos que durante cerca de uma semana convivemos, trocamos experiência, fizemos amizades e acima de tudo fomos irmãos.

Mas como tudo: o bom não poderá de jeito algum demorar muito, o nosso dever é e será sempre lutar para que tenhamos boas coisas nas nossas vidas.

Espero que nos próximos eventos, haja tudo de bom, a semelhança deste, para fortalecermos a nossa amizade e fraternidade escutista.


Queridos amigos: do fundo do meu coração, queiram receber os meus sinceros agradecimentos.

1 comentário:

  1. Gostaria de contactar com a Severina Lopes Ferreira da Cruz Lima Baptista, uma referência do escutismo angolano.
    Se alguém souber do seu paradeiro, ficaria muito agradecido que me contactasse. Sou um amigo de infância a residir em Lisboa.
    José António Cunha
    jose.cunha.60@gmail.com
    Lisboa, Portugal

    ResponderEliminar